Gerontologia

Site sobre gerontologia e estudos sobre o envelhecimento.

Archive for the ‘01 – Árvore do Conhecimento’ Category

0539-011012-01

O desenvolvimento da língua escrita classificou a trajetória do ser humano em  duas fases distintas: a pré-História e a História. Em plena virada do terceiro milênio , convivemos espacialmente com  uma  estranha miscigenação dos tempos: uma parcela significativa da população  humana se vê à margem da possibilidade de utilização deste recurso. Longe de ser uma representação ou valorização da diversidade cultural,  este fenômeno indica a persistência da desigualdade. Através do artigo de Marcos Augusto de Castro Peres: “Velhice e analfabetismo,   …

Leia Mais ...
bannerhomet

Dos conceitos sobre a velhice através do tempo e das culturas à construção de conceitos sobre o que sejam a saúde e a doença na velhice, passamos por certezas temporárias e verdades relativas. Trazemos esse tema ao debate neste post, abrindo a matéria com um texto de Elizabeth Uchôa: “Contribuições da antropologia para uma abordagem das questões relativas à saúde do idoso”.

Leia Mais ...
imgpost5

Mais do que um mero acidente capaz de gerar uma lesão por “causa externa” a queda em idosos pode representar a existência de transtornos clínicos ou funcionais que reduzem a capacidade de reação natural de defesa durante episódios de instabilidade postural. Neste artigo de revisão os autores abordam o tema sob a ótica da análise biomecânica da marcha.

Leia Mais ...
banner0193-010311

Interferência mútua entre atividade visual e atividade motora em jovens e idosos. Patrícia Pereira dos Santos Teixeira et al . Fisioter Pesq.,  São Paulo,  v. 15,  n. 2,   2008. Pedestres idosos são vítimas freqüentes de acidentes de trânsito em nosso meio,e além das questões referentes à violência no trânsito propriamente dita, uma velocidade reduzida de marcha pode estar implicada neste fenômeno. Recentemente pesquisas encontraram fortes correlações entre a diminuição na velocidade da marcha dos idosos e riscos de morbi mortalidade   …

Leia Mais ...
rMH0083-010211

A apatia é considerada na atualidade uma síndrome neuropsiquiátrica complexa, sendo vista com freqüência em pacientes acometidos pela doença de Alzheimer e outras demências, e já tendo sido identificada como um fator de risco independente para o agravamento do declínio funcional. Indivíduoscom apatia têm uma “falta de motivação” o que gera uma redução ou ausência de iniciativa para a manifestação de comportamentos direcionados a um objetivo qualquer, além de uma atitude de aparente indiferença emocional. Ao contrário de outros sintomas   …

Leia Mais ...
download new movies