Gerontologia

Site sobre gerontologia e estudos sobre o envelhecimento.

Archive for April, 2011

imgpost5

Mais do que um mero acidente capaz de gerar uma lesão por “causa externa” a queda em idosos pode representar a existência de transtornos clínicos ou funcionais que reduzem a capacidade de reação natural de defesa durante episódios de instabilidade postural. Neste artigo de revisão os autores abordam o tema sob a ótica da análise biomecânica da marcha.

Leia Mais ...
imgpost4

Lost: Campanha publicitária do “Grupo Ermita Association For Alzheimer In Guatemala”, 2009.

Leia Mais ...
imgpost3

Este relatório do CELADE publicado em Dezembro de 2010 traz uma breve análise dos  resultados obtidos na última década em relação às políticas para o envelhecimento na região, evidenciando os aspectos estratégicos e alertando para a necessidade de implantação das políticas de forma participativa e coerente com as questões que se colocam no cenário.

Leia Mais ...
imgpost2

O projeto ARTZ foi desenvolvido pelo sociólogo John Zeisel do Hearthstone Alzheimer Care em Nova York, e envolve dentre outras atividades culturais, a promoção de visitas guiadas a museus para pessoas com doença de Alzheimer. Atualmente existem núcleos do ARTZ em 5 países nas cidades de Boston, New York, Stuttgart, London, Melbourne, e Paris.

Leia Mais ...
21
Apr

Demência e Reabilitação Motora

imgpost2

A intervenção fisioterápica  direcionada especìficamente a indivíduos com transtorno demencial tem sido pouco explorada em outras publicações nacionais da área de reabilitação, sendo mais sinalizada por autores que se dedicam a outros temas tais como  quedas, fragilidade ou assistência multidisciplinar. Nesse contexto, podemos dizer que este livro preenche uma lacuna editorial, podendo certamente contribuir para a ampliação do conhecimento teórico-prático tanto de estudantes de fisioterapia quanto de profissionais que lidam com essa demanda em seu cotidiano assistencial.

Leia Mais ...
imgpost

Trechos do texto original: …”Nuestra investigación trata de implicar al profesional de la Educación Física en el campo de la gerontología, colaborando en la búsqueda de intervenciones desde la actividad física para mejorar la salud y la calidad de vida de las personas mayores residentes. Todo ello, con la finalidad de disminuir el riesgo de caídas en esta población, potenciar su autonomía y ofrecer un estilo de vida saludable y, con él, una mejor calidad de vida. “….

Leia Mais ...
download new movies